Uma jogada contra o preconceito

FUTEBOL DE SALTINHO

Diálogo possível entre esporte e gênero

Poucas unanimidades fazem parte da vida de um país, como o futebol é para o povo brasileiro. Ele transita na memória coletiva e está sempre presente no cotidiano da maioria da população. E população no caso, não é força de expressão. Embora tradicionalmente tido e visto como prática esportiva para homens, a questão de gênero entrou em campo e na pauta, de alguns anos para cá. Considerado a maior paixão nacional, o futebol, porém, ainda olha e faz ressalva à atuação da mulher no esporte.

 

Este projeto especial, Futebol de Saltinho, é fruto de parceria com o site Verminosos por Futebol. Em meio ao mundo do esporte, a disciplina Projeto em Mídias Convergentes 2017.1 contou com a ideia e a consultoria do jornalista Rafael Luís, autor e diretor do site (http://verminososporfutebol.com.br/ ).

 

Em seis reportagens, os estudantes Ana Vitória Reis, Brena Gomes, Camila Vasconcelos, Darlan Araújo, Isabella Vasconcelos, Isabelly Lima, Jarlesson Vanley, Joseanne Nery, Fernando Sousa e Sarah Sousa deram um mergulho em busca de histórias de mulheres que se apoderaram do futebol como um esporte delas. São narrativas que reforçam a importância do futebol e da cultura de paz, como elo de transformação sociocultural. A intenção é promover os direitos humanos, como o direito das mulheres.

 

Os jovens repórteres ouviram e contam histórias e perfis de mulheres que celebram o futebol cearense, acima de qualquer preconceito ou de conotação depreciativa da participação das mulheres na prática futebolística. Afinal, num país com a diversidade cultural do Brasil, todos os temas do cotidiano acabam encontrando sua tradução nas expressões artísticas, no geral, e humanas, em particular.

 

Ótima leitura!

MENINA OLÍMPICA

Caroline Romanholi

Líder de Torcida

PROMESSA CEARENSE

Marilena Lima

Entrei na História

EXPEDIENTE

Este hotsite é resultado do trabalho final da disciplina Projeto em Mídias Convergentes, 2017.1, do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7)

REPORTAGENS

DIREÇÃO DE ARTE

Ana Vitória Reis

Brena Gomes

Camila Vasconcelos

Darlan Araújo

Isabella Vasconcelos

Isabelly Lima

Joseanne Nery

Fernando Sousa

Sarah Sousa

Jarlesson Vanley

ORIENTAÇÃO

Prof . Miguel Macedo